continue

Na sua primeira edição, a BoCA – Biennial of Contemporary Arts confiou a comunicação gráfica e online à SOLOS.

A bienal propõe um conceito colaborativo entre instituições museus, galerias, teatros nacionais e internacionais, incidindo numa programação transversal que concretiza uma sinergia entre instituições, campos artísticos e respetivos públicos.

Da mostra fizeram parte mais de 30 instituições culturais do país e mais de 40 artistas nacionais e estrangeiros, a maioria com obras em estreia mundial. Com tanto valor acrescentado, a SOLOS revelou-se a parceira certeira.

A produção e distribuição dos materiais de comunicação da bienal foi desenvolvida pela SOLOS. Indo ao encontro da identidade visual do projeto, criámos os materiais de identificação da bienal, bem como de comunicação para cada projeto artístico, a par de sacos e outro merchandising.

Também a angariação de media partners ficou a cargo da SOLOS.

O epicentro de informação da primeira edição de BoCA – Biennial of Contemporary Arts foi o seu novo website (recebeu mais de 11.000 utilizadores únicos ao longo da bienal).

Neste projeto, importava garantir o equilíbrio entre a navegação de informação por projeto/espetáculo, a criação de informação online por contribuidores/bloggers específicos e a identidade visual da bienal, tão determinante nesta primeira edição.

Por outro lado, a arquitetura de informação deveria refletir a atividade da BoCA pós-bienal, permitindo-lhe divulgar a programação em digressão. A estrutura do website tal como desenvolvida pela SOLOS mantém-se online até hoje.

A estratégia de comunicação da bienal foi complementada ainda pela ativação de uma campanha regular de mailing.

Pretendia-se manter os públicos-alvo informados sobre a programação, a decorrer ao longo de 6 semanas. Assim, no início de cada semana, foi divulgada por email a programação da bienal para os 7 dias seguintes.

 

BoCA | Materiais de comunicação da bienal