continue

A Plataforma dos Direitos Humanos em Portugal foi um projeto trabalhado em duas fases.

 

A SOLOS foi contactada no final de 2021 para, na primeira fase, desenvolver a identidade gráfica desta nova organização em Portugal e a estratégia de comunicação para o lançamento da marca.

A Plataforma dos Direitos Humanos é agregadora de organizações que trabalham os Direitos Humanos em Portugal e, como tal, a identidade gráfica teria de ser muito forte, mas não poderia ser muito ruidosa, para não concorrer com as identidades gráficas das organizações associadas. A nossa escolha recaiu então sobre o preto e branco – uma paleta neutra, mas forte e assertiva, características que queríamos trazer ao espírito desta marca.

O símbolo ”igual” do logotipo simboliza a ideia de igualdade e horizontalidade e vai ao encontro dos vários valores da Plataforma: não só porque trabalha os Direitos Humanos, mas porque agrega diferentes organizações independentemente da dimensão, com o objetivo de criar um lugar de conversa e partilha entre pares.

Relativamente à estratégia de comunicação, percebemos logo de início que era essencial destacar as mais-valias para as várias organizações estarem integradas na Plataforma, e esse foi então um dos principais objetivos da estratégia de comunicação desenhada pela SOLOS.

 


 

2023 trouxe a segunda fase do projeto: o desenvolvimento do website.

Neste trabalho foi transposta precisamente a necessidade identificada na estratégia de comunicação, em torno da qual foi construída a arquitetura de informação do website. O resultado foi um website desenvolvido para os membros, que coloca em evidência os benefícios que os membros podem ter ao estarem inseridos na Plataforma.

Procurámos também assegurar que o pedido de inscrição de novos membros na Plataforma é ágil e fluido. Nos layouts do website aplicámos obviamente alguns dos elementos da identidade gráfica tão consolidada que criámos: a tipografia, a paleta de cores, as linhas horizontais.