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Em 2018, o partido PAN-Pessoas-Animais-Natureza quis desenvolver um novo website – e lançá-lo a tempo das Eleições Legislativas de 2019. Entre outros candidatos, a SOLOS foi selecionada.

 

Na altura, em termos de benchmarks tanto a nível nacional, como internacional, nenhum website partidário cumpria eficazmente os propósitos designados pelo PAN como prioritários no novo website: capaz de uma navegação atrativa e fluída, eficazmente mobile e permitir o acesso à informação por utilizadores com visibilidade reduzida.

Assumindo-se como um partido de causas que defende os direitos humanos, dos animais e da natureza, era desta forma equitativa que se queria projetar também no website, não deixando margem para dúvidas sobre a sua visão para a sociedade. Para possibilitar o acesso autónomo a pessoas com deficiência, o website foi construído com ferramentas de acessibilidade que cumpriam as diretrizes WGAG (Web Content Accessibility Guidelines) 2.0 – o único website no panorama político português à data a transparecer esta preocupação.

O resultado final é um website acessível, com uma estrutura temática equitativa (pessoas, animais, natureza) e que possibilita uma consulta muito clara e instintiva e uma experiência de utilizador de topo.

Para esta experiência de utilizador contribuem fatores como a implementação de um índice inicial âncora em páginas muito extensas e um motor de pesquisa interno que permite conjugar temas, com tipologia de conteúdo, com localidade.

O projeto incluiu também uma otimização inicial de conteúdos para motores de busca (SEO) e, em apenas um mês, o website alcançou o 1.º lugar nos resultados do Google nas pesquisas por “legislativas 2019” – um termo previamente selecionado dado o seu elevado volume de pesquisas por parte dos utilizadores.