continue

Em 2022, a SOLOS ganhou o concurso público para criação de uma estratégia de comunicação digital para a marca idD Portugal Defence, uma empresa semipública sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério das Finanças.

 

Este projeto teve a duração de um ano e desenvolveu-se em três fases.

Num primeiro momento, foi feita uma análise qualitativa e quantitativa da marca, com um extenso relatório em que analisámos não só o nicho da área da Defesa (Economia de Defesa), mas também a presença da idD Portugal Defence nesse nicho e benchmarks internacionais. Criámos também o design system da marca para o seu universo online.

Na sequência desse trabalho, desenvolvemos então o ecossistema digital da marca, definindo os canais em que devia ser ativada e com que tipo de conteúdos, considerando os objetivos que identificámos inicialmente para a marca – visibilidade e credibilidade.

Seguiu-se uma fase de operacionalização que incluiu um parecer técnico sobre a otimização do website para motores de busca e a criação de rubricas para a comunicação online que fossem ao encontro dos objetivos da marca identificados. Neste âmbito, a SOLOS desenvolveu também a criação de submarcas para subprojetos, entre os quais a abertura de hubs tecnológicos na área da defesa, na área da investigação com o Defence4Tech, e ainda a criação de clusters de marcas para eventos específicos, como o NIAG – um evento organizado em Portugal pela idD Portugal Defence com a NATO.

A fase final do projeto consistiu na criação de um relatório no qual analisámos a performance e a evolução da marca ao longo do ano de colaboração, com indicação de diretrizes concretas para a continuidade do trabalho da organização.

Volvido um ano de colaboração, os dados mostram que a visibilidade da marca aumentou – as pesquisas médias mensais por “idD Portugal Defence” eram 210 e passaram a 330, o que revela um aumento de 120 pesquisas médias mensais -, tal como a notoriedade da marca nas redes sociais, cuja maioria das métricas sofreu um aumento.

 

capture of one of the days of the NIAG meeting. The blue carpet and the rollup with the colors and graphics alluding to the event are visible.