Em 2022, a SOLOS ganhou o concurso público para criação de uma estratégia de comunicação digital para a marca idD Portugal Defence, uma empresa semipública sob a tutela do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério das Finanças.
Este projeto teve a duração de um ano e desenvolveu-se em três fases.
Num primeiro momento, foi feita uma análise qualitativa e quantitativa da marca, com um extenso relatório em que analisámos não só o nicho da área da Defesa (Economia de Defesa), mas também a presença da idD Portugal Defence nesse nicho e benchmarks internacionais. Criámos também o design system da marca para o seu universo online.
Na sequência desse trabalho, desenvolvemos então o ecossistema digital da marca, definindo os canais em que devia ser ativada e com que tipo de conteúdos, considerando os objetivos que identificámos inicialmente para a marca – visibilidade e credibilidade.
Seguiu-se uma fase de operacionalização que incluiu um parecer técnico sobre a otimização do website para motores de busca e a criação de rubricas para a comunicação online que fossem ao encontro dos objetivos da marca identificados. Neste âmbito, a SOLOS desenvolveu também a criação de submarcas para subprojetos, entre os quais a abertura de hubs tecnológicos na área da defesa, na área da investigação com o Defence4Tech, e ainda a criação de clusters de marcas para eventos específicos, como o NIAG – um evento organizado em Portugal pela idD Portugal Defence com a NATO.
A fase final do projeto consistiu na criação de um relatório no qual analisámos a performance e a evolução da marca ao longo do ano de colaboração, com indicação de diretrizes concretas para a continuidade do trabalho da organização.
Volvido um ano de colaboração, os dados mostram que a visibilidade da marca aumentou – as pesquisas médias mensais por “idD Portugal Defence” eram 210 e passaram a 330, o que revela um aumento de 120 pesquisas médias mensais -, tal como a notoriedade da marca nas redes sociais, cuja maioria das métricas sofreu um aumento.