A SOLOS desenvolveu o novo website do Rainbow Map, reconhecida investigação da ILGA-Europe sobre os direitos LGBTQI+ na Europa, cuja primeira edição remonta a 2009.
O website foi desenvolvido tendo por base uma análise alargada sobre o quê, por quem e como era pesquisada a informação, o que permitiu que previsse um conjunto de funcionalidades que vêm precisamente dar resposta aos problemas identificados inicialmente, para garantir a máxima acessibilidade da plataforma e uma navegação intuitiva. O menu do website, por exemplo, assume dois fluxos de comportamento mais comuns – “view by category” e “view by country” –, a par da possibilidade de consulta do histórico de outras edições, algo que o website anterior não disponibilizava.
Paralelamente, a base legal que suporta a investigação da ILGA-Europe ganhou, neste novo website, um maior relevo. Já constava do website anterior, mas os utilizadores desconheciam-no, tanto que foi solicitado pela organização o destaque desta informação na análise inicial. Na prática, isto significa que os utilizadores têm conhecimento da legislação nacional que valida determinada informação ou resultado.
O novo website disponibiliza, ainda, counters – uma mais-valia substancial que permite aos utilizadores terem acesso a informações mais imediatas (ex.: quantos países cumprem determinado(s) critério(s)). No website anterior, que não dispunha desta funcionalidade, os utilizadores eram obrigados a realizar cálculos como este manualmente. Esta contagem é agora apresentada de forma automática, com correspondência numa visualização em mapa. Neste contexto, a título de exemplo, o utilizador poderá verificar que, na categoria “family”, 20 países cumprem com o critério “marriage equality”, enquanto 29 não cumprem.
Adicionalmente, ao visualizar a informação por país, a plataforma desenhada pela SOLOS agrega apontamentos que enquadram os resultados de cada país na média da Europa, da União Europeia ou mesmo a referência ao resultado registado no ano anterior, o que representa um ganho para os utilizadores. De destacar, também, a forma renovada de apresentação dos resultados das categorias e dos seus critérios por país no novo website, a funcionalidade de comparação e de download de dados em diversos formatos.
Paralelamente à criação do novo website, a SOLOS trabalhou também na atualização da identidade visual da marca Rainbow Map.